NRP ZARCO — A5201. Ketch tipo Jongert 20 DS, de dois mastros, veleiro da Marinha Portuguesa. Comprimento fora-a-fora: 23 m. Boca: 5,6 m. Calado: 3 m. Velocidade máxima: 12 nós. Deslocamento: 60 t. Guarnição: 4 + 8 cadetes. MMSI: 263143000. Indicativo de chamada: CTEH. Bandeira: Portugal.
«Em fevereiro de 2007, no âmbito da operação “Agrafo” de combate ao narcotráfico (em cooperação com a Polícia Judiciária), o “Blaus VII” foi abordado a 100 milhas do Arquipélago da Madeira por uma equipa do Destacamento de Ações Especiais, lançada a partir da corveta NRP António Enes: a bordo foram encontrados 1500 kg de cocaína. Nesse mesmo ano, após o estabelecimento de um protocolo de cooperação com a Polícia Judiciária, a Marinha Portuguesa ficou com a responsabilidade de assegurar a sua guarda e manutenção, bem como a sua regular utilização, tendo sido transferido para a Escola Naval para utilização como veleiro de instrução de cadetes em substituição do NRP Vega. Para além dos embarques de instrução dos cadetes da Escola Naval, o navio efetua igualmente missões no âmbito do CINAV, Centro de Investigação Naval.(...)
O N.R.P Zarco foi desenhado pelo arquiteto naval e designer holandês Peter Sijm e construído em 1983 nos estaleiros Jachtwerf Jongert BV situados em Medemblik na Holanda, tendo tido vários proprietários até 2007, ano em que foi registado em Espanha com o nome “Blaus VII”. Em 3 de julho de 2015, o “Blaus VII” foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha Portuguesa e rebatizado como N.R.P Zarco.» (marinha.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário