24 setembro 2023

DIPLODUS

DIPLODUS — O-855-EST. Navio de investigação, do IPMA / Research Vessel. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 17 m. Boca / Beam: 5,25 m. Calado / Draught: 1,6 m. Velocidade máxima / Max Speed: 12 nós / kn. Lotação máxima / Crew: 9. MMSI: 263415350. Indicativo de chamada / Call Sign: CUQZ9. Bandeira / Flag: Portugal. Doca de Pedrouços, Lisboa, 2022.09.27.
«Navio de investigação com área de operação costeira. Embarcação tipicamente utilizada em projetos de investigação e monitorização relacionados com a pequena pesca, bivalves, geologia marinha e geofísica.» (https://www.ipma.pt/pt/navios/diplodus/)
 

DAMÃO

DAMÃO — 10795-4PT. Táxi aquático, lancha semirrígida / Taxi boat, rigid-hulled inflatable boat. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 6,5 m. Passageiros / Passengers: 6. Rio Tejo, Lisboa - Ginjal (Almada), 2022.10.05.
 

COMMANDANT DUCUING

 

COMMANDANT DUCUING — F795. Patrulha de alto mar da Marinha Nacional Francesa / Patrouilleur de haute-mer, aviso type A69, classe d'Estienne d'Orves, Marine nationale française / D'Estienne d'Orves-class aviso in the French Navy. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 80,5 m. Boca / Beam: 10,3 m. Calado / Draught: 5,3 m. Velocidade máxima / Max Speed: 24 nós / kn. Deslocamento / Displacement: 1342 t. Guarnição / Crew: 85. Indicativo de chamada / Call Sign: FADC. Cais da Rocha Conde de Óbidos, Lisboa, 2022.09.09.

CHRISTIAN RADICH


CHRISTIAN RADICH. Navio de Treino de Mar / Three Mast Fully Rigged Training Ship / Tremastet fullrigger, Skoleskip. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 73,00 m. Boca / Beam: 9,70 m m. Calado / Draught: 4,70 m. Mastro mais alto / Mast height: 37,70 m. Propulsão / Propulsion: 4 mastros (incl. gurupés), 27 velas, área vélica 1360 m² / 4 masts (incl. bowsprit), 27 sails, sail area 1360 m²; máquina / main engine: Caterpillar 900 hk. Velocidade / Speed: vela / sailing 14 nós / kn, máquina / engine 10 nós / kn. Arqueação bruta / Gross Tonnage: 663 T. Tripulação / Crew: 15-20. IMO: 5071729. Indicativo de chamada / Call Sign: LJLM. Bandeira / Flag: Noruega / Norway. Alfeite, 2014.10.02.


 

CHEMICAL TRAVELLER

CHEMICAL TRAVELLER. Petroleiro / Chemical/Oil Tanker. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 126 m. Boca / Beam: 20 m. Calado / Draught: 8,4 m. Arqueação bruta / Gross Tonnage: 8239 T. IMO: 9804851. Indicativo de chamada / Call Sign: V7A2404. Bandeira / Flag: Ilhas Marshall / Marshall Islands. Lisboa, 2022.08.21.
 

CHASQUI

CHASQUI.
Lisboa, 2022.09.10.

 

CANOPE

2022.09.02.
2022.11.04.

CANOPE — PTTRF-114966-L. Embarcação de pesca da arte xávega / Fishing boat.
Costa da Caparica, Portugal.



 

BAÍA DO SEIXAL (rebocador)

Cacilhas, 2024.11.18.
Lisboa, 2022.08.26.
BAÍA DO SEIXAL — PT-128872-RC. Rebocador-empurrador. Comprimento fora-a-fora: 16,50 m. Boca: 8,80 m. Calado: 2,40 m. Pontal: 3,65 m. IMO: 9813486. Indicativo de chamada: CSZD9. Construção: Navaltagus, Seixal, 2016. Bandeira: Portugal. Cacilhas, 2024.11.18. «As suas caraterísticas técnicas — baixo calado, comprimento reduzido e elevada potência — permitem a navegação entre Lisboa e Valada do Tejo, em zonas estreitas e sinuosas do rio e com fundos baixos, viabilizando a instalação de atividades económicas suportadas no transporte fluvial de mercadorias em zonas anteriormente de difícil acesso.» (https://www.etefluvial.pt/apresentacao-frota-ete-fluvial.pdf)

Ver também o bote-de-fragata Baía do Seixal: 

https://hydraqua.blogspot.com/2023/09/baia-do-seixal.html
 

BAÍA DO SEIXAL (bote-de-fragata)

Mar da Palha, Rio Tejo, 20220826.
Cais do Moinho de Maré de Corroios, 2025.04.26.

BAÍA DO SEIXAL — 5356LX5 — bote-de-fragata. Antigas embarcações de tráfego local entre cais e portos do estuário do Tejo, funções que serviram até ao início da década de setenta do século passado, o bote-de-fragata Baía do Seixal e o varino Amoroso integram hoje o espólio da Câmara Municipal do Seixal como embarcações de recreio. O mais antigo, de 1895, é o Baía do Seixal, que efetuava transporte de cortiça, sendo-lhe conhecidas as denominações de Emília, Flôr de Coina e Cici / Sissi.

O rebocador Baía do Seixal:

AQUITAINE

AQUITAINE — D650. Fragata anti-submarina da Marinha Nacional Francesa, Fragata Europeia Multi-Missão (FREMM) / Frégate anti-sous-marine, Marine nationale française / Frégate Européenne Multi-Mission / Fregata Europea Multi-Missione / European multi-purpose frigate, ASW, French Navy. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 142,2 m. Boca / Beam: 19,8 m. Calado / Draught: 7 m. Propulsão / Propulsion: CODLOG. Velocidade máxima / Max Speed: 27 nós / kn. Deslocamento / Displacement: 6000 t. Guarnição / Crew: 137. IMO: 2224364. Indicativo de chamada / Call Sign: FAQT. Cais da Rocha Conde de Óbidos, Lisboa, 2022.10.14.

 

ANA II

Faina no Tejo.
ANA II. Embarcação de pesca / Fishing boat. Almada-Lisboa, Rio Tejo, 2022.10.20.

 

NRP ARPÃO + NRP SETÚBAL

Submarino da Classe TRIDENTE (provavelmente NRP ARPÃO), da Marinha Portuguesa / Portuguese Navy Tridente-class submarine. Comprimento fora a fora / Length overall: 67,9 m. Diâmetro do casco resistente / Beam: 6,9 m. Deslocamento em imersão / Submerged displacement: 2020 t. Propulsão / Propulsion: Diesel-electric, fuel cell AIP. Velocidade máxima submerso / Max Speed (submerged): superior a 20 nós / 20+ kn. Autonomia / Range: 12.000 milhas náuticas (à superfície) / nautical miles. Profundidade / Depth: 400 m (800 m teóricos). Guarnição / Crew: 33. Armamento: mísseis de longo alcance Sub-Harpoon (mar-mar e mar-terra); torpedos filo-guiados Blackshark, de longo alcance; minas. Construção / Building: entre 2007 e 2010, no estaleiro Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), em Kiel, Alemanha.
NRP SETÚBAL — P363 — Navio Patrulha Oceânico, classe Viana do Castelo, Marinha Portuguesa / Oceanic Patrol Vessel of Portuguese Navy's Viana do Castelo class. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 83,1 m. Boca / Beam: 12,95 m. Calado / Draught: 3,82 m. Propulsão / Propulsion: 2 x Wärtsilä 3,900 kW. Velocidade máxima / Max Speed: 21 nós / kn. Deslocamento / Displacement: 1850 t. Guarnição / Crew: 45. MMSI: 263136000. Indicativo de chamada / Call Sign: CTPD. Mar da Palha, Rio Tejo, 2023.09.24.
 

AMN-27-SG


AMN-27-SG. Embarcação semi-rígida da Polícia Marítima / Portuguese Maritime Police rigid-hull inflatable boat (RHIB). Doca de Pedrouços, 2015.06.02.

AIDA STELLA + CAMPOLIDE

2022.01.06
2022.07.25

AIDA STELLA. Cruzeiro / Cruise Ship. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 253,26 m. Beam / Boca: 38,19 m. Draught / Calado máximo: 7,3 m. Gross tonnage / Arqueação bruta: 71304 T. IMO: 9601132. Indicativo de chamada / Call Sign: ICUP. Bandeira / Flag: Itália / Italy. Lisboa | Lisbon, Portugal. 2022.07.25.
Em primeiro plano na foto inferior: CAMPOLIDE — PT-107646-TL. Navio para 476 passageiros / Passenger Vessel. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 29,2 m. Boca / Beam: 7,25 m. Velocidade Máxima / Speed: 10 nós / kn. IMO: 7813200. Indicativo de chamada / Call Sign: CSZY. Bandeira / Flag: Portugal.

AMBIENCE + AIDA STELLA em 2023.02.20:

 

ATYLA

 

ATYLA. Escuna / Goleta histórica de velacho de dos mástiles / Sailing Ship. Comprimento fora-a-fora / Length overall: 31 m. Boca / Beam: 7 m. Calado / Draught: 3 m. Deslocamento / Displacement: 100,88 t. Construção / Building: Bizkaia, 1984. MMSI: 224001900. Indicativo de chamada / Call Sign: EA8898. Bandeira / Flag: Espanha / Spain. Doca de Alcântara, Lisboa, 2023.09.02.
The Tall Ships Races Magellan-Elcano 2023, Lisboa.
«Atyla Ship Fundazioa Espainian erregistratutako ongintzazko erakunde bat da. Gure egoitza Bilboko Itsas Museoaren ondoko kaietan dago. (...)
Atyla da nazioarteko mailan abenturazko bela bidaiak egiten dituen egurrezko ontzi bakarra. Belaontzi paregabe hau 80ko hamarkadan eraiki zen teknika tradizionalei jarraituz (erriberako arotzeria), XVIII. mendeko ontzietan inspiratutako diseinu batekin.»
«La Fundación barco Atyla está registrada en Bizkaia, y nuestro puerto base son los muelles del Itsasmuseum (el museo marítimo de Bilbao). (...)
Atyla es el único barco de madera en toda España que hace viajes de aventura a nivel internacional.
Este velero único fue construido en los años 80 siguiendo técnicas tradicionales (carpintería de ribera) con un diseño inspirado en los buques del siglo XVIII.»